Entrevista João Cardoso
Eng. João Cardoso
ACIFF

"Promover a participação dos comerciantes"

A ACIFF, Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, decidiu apostar na criação de uma nova imagem para incentivar o comércio tradicional da Figueira da Foz. Um novo logótipo e assinatura institucional foram concebidos, para além da realização de seis campanhas diferenciadas para atrair consumidores às ruas da Figueira da Foz: Saldos, Mãe, Pai e Páscoa, Noite.

Foi a terceira associação empresarial do país a ser criada. Zela há 175 anos pelos interesses dos empresários, comerciantes e industriais da Figueira da Foz. Recentemente pôs em marcha uma campanha para a dinamização do comércio tradicional da cidade: “Um sorriso sempre aberto” para um comércio independente de proximidade. Segundo o presidente da ACIFF, João Cardoso, o desafio passa cada vez mais pela “aposta na mudança do Comércio da Figueira, apresentando uma imagem renovada e mais actual aos consumidores. No entanto, apesar das iniciativas de animação e promoção do Comércio, o sucesso destas acções depende do envolvimento dos comerciantes, da sua capacidade de adaptação aos novos tempos, hábitos e padrões de consumo e da sua participação proactiva na mudança necessária.”

Celeuma:

A massificação das grandes superfícies e a actual conjuntura económica têm ameaçado a saúde do comércio tradicional. Recentemente a ACIFF decidiu agir para inverter a tendência. Que acções foram implementadas?

Eng. João Cardoso:

Ao abrigo do MODCOM a ACIFF desenvolveu, em especial no centro urbano onde predomina o Comércio de proximidade como preferimos designá-lo, todo um conjunto de acções de animação e promoção, criando condições para iniciativas complementares de reforço da competitividade das empresas, bem como promover a participação directa e proactiva dos comerciantes em acções de captação e fidelização de clientes.

Celeuma:

Essas iniciativas de dinamização já alcançaram resultados visíveis? Conseguiram receptividade por parte dos comerciantes e da população?

Eng. João Cardoso:

Este projecto serviu para despertar consciências, embora não tenham sido tantas quanto a ACIFF desejava. Ao todo aderiram 60 estabelecimentos.

Celeuma:

Como vê o futuro do comércio tradicional?

Eng. João Cardoso:

Estamos conscientes que este Comércio enfrenta riscos. Com este projecto tínhamos o objectivo de modernizar e revitalizar a actividade comercial.

Celeuma:

Quais são os próximos desafios e prioridades da ACIFF?

Eng. João Cardoso:

A ACIFF pretende continuar o seu objectivo de dinamizar a economia do concelho nomeadamente a sua aposta em projectos de formação ambiciosos que darão resultados a médio prazo, nomeadamente através do CNO ACIFF e também projectos de formação-acção vocacionados para empresas e empresários do sector industrial e também serviços, restauração e comércio. Em relação ao comércio de proximidade e após terminar o projecto promovido pelo MODCOM que deu ao comércio da Figueira uma marca, era fundamental que os comerciantes tomassem consciência que era importante serem eles a tomarem a iniciativa e contribuir financeiramente para assim se conseguir uma verdadeira revitalização do comércio.

Site:

http://www.comerciofigueira.com

"Promover a participação dos comerciantes"
 Celeuma  Publicidade Urbana do Centro  Mr. Do It  Takemedia